sexta-feira, 1 de junho de 2012

  • Guerra Fria ou " Ordem Bipolar"

A Guerra Fria originou-se com a disputa pelo controle do mundo entre Estados Unidos e a União Soviética logo após o fim da Segunda Guerra, dividindo o mundo em dois blocos com sistemas diferentes, o chamado mundo capitalista liderado pelos Estados Unidos e o mundo comunistas liderado pela União Soviética. As superpotências criaram bloco militares reunindo seus aliados, como a Otan, que abrigou os países capitalistas e o Pacto de Varsóvia, que abrigou os países socialistas.
O Simbolo do final da Guerra Fria foi a queda do muro de Berlim, em 1989. Com a desintegração da URSS, em 1991, o conflito entre capitalismo e socialismo foi substituído pelo antagonismo, separando assim os países desenvolvidos (Hemisfério Norte) dos países subdesenvolvidos (Hemisfério Sul).
A Guerra Fria produziu, durantes longo anos, a bipolarização político-ideológica do mundo. Essa bipolarização   promoveu uma lógica de alianças e relações internacionais, marcadas pela influencia das duas superpotências: URSS e EUA. 

  • O fim da Ordem Bipolar
No decorrer de 1989, os regimes socialistas do Leste Europeu entraram em acelerado processo de derrocada. Em novembro, o Muro de Berlim desabou a golpe de martelos desfechados pela multidão que festejava nas ruas o fim da divisão da Alemanha. Iniciou-se um processo da extinção do Pacto de Varsóvia, completado em 1991. A Guerra Fria havia terminado.
Com o fim da Ordem Bipolar surgiu a principio em seu lugar a ordem unipolar de poder: a hegemonia do império norte-americano, que teve sua capacidade de intervenção militar aumentada pela ausência de rivais geopolíticos de porte. 
O fim da Guerra Fria apresenta evidências como: o fortalecimento das economias europeias com a criação da União Europeia (UE), o crescimento econômico dos países da Ásia (Tigres Asiáticos) e as articulações politicas e econômicas entre os países da America Latina que tentam fortalecer suas economias por meio da formação de blocos econômicos regionais (Mercosul e Pacto Andino).

2 comentários:

  1. Gustavo,
    O texto está difícil de ler. Para ficar melhor a leitura é interessante que você mude a cor da letra ou o plano de fundo.
    Atenciosamente,
    Professor César Augusto

    ResponderExcluir