quinta-feira, 7 de junho de 2012

LINHA DO TEMPO "VELHA ORDEM MUNDIAL"

Formação de Dois Blocos político-militares, Cada qual sob a influência de uma superpotência: uma Capitalista, os Estados Unidos, e outra socialista, a URSS.


Com o fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945, a Alemanha foi dividida em duas: a República Democrática Alemã (Alemanha Oriental); e a República Federal Alemã (Alemanha Ocidental).


Em 1989, o Muro de Berlim foi destruído após um período de grande pressão e de manifestações populares.

A desintegração da ex – URSS, em 1991, foi outro marco importante que contribuiu para o fim da Guerra Fria e da ordem mundial bipolar.


Mikhail Gorbatchev,que assumiu o poder e tornou chefe de Estado soviético, introduziu mudanças no país, a partir de 1985, e também nas relações internacionais entre a União Soviética e seus parceiros e entre ela e o bloco capitalista.


Em 1991, as repúblicas eslavas anunciaram o fim da União Soviética. As 11 repúblicas que a formavam assinaram, em Alma-Ata, no Cazaquistão, um tratado de criação da Comunidade de Estados Independentes (CEI).

Um novo mapa-mundí se constituiu, apresentando uma configuração distinta da era bipolar. Um mundo dividido eentre países ricos ou "do Norte" e pobres ou "do Sul".


Desde o fim da Segunda Guerra Mundial estavam em andamento novas transformações decorrentes da expansão do sistema capitalista no mundo todo.

FONTES: Texto = Livro Geografia, sociedade e cotidiano 3, espaço mundial, volume 3, Editora Escala.




Nenhum comentário:

Postar um comentário