terça-feira, 25 de setembro de 2012

RESUMO DO LIVRO

AMÉRICA ANGLO-SAXÔNICA

A América Anglo-Saxônica é formada por Estados Unidos e Canadá e consiste numa região que apresenta aspectos comuns em relação às características históricas econômicas e culturais, decorrentes do predomínio da colonização inglesa, embora os franceses tenham exercido grande influencia na formação do Canadá.
Esses dois países possuem cerca de 340 milhões de habitantes e um território de quase 20 milhões de quilômetros quadrados de área. O Canadá é o segundo mais extenso do planeta, e os Estados Unidos, o quarto. As posições de Canadá e Estados Unidos pelo IDH é respectivamente, 4º e 13º.

JAPÃO

O Japão tem uma população em torno de 128 milhões de habitantes. É também um dos países mais desenvolvidos economicamente, apresentando elevado Índice de Desenvolvimento Humano.
O elevado desenvolvimento tecnológico, associado as grandes obras de engenharia, permitiu a integração de todo o território japonês, uma vez que as principais ilhas foram interligadas por pontes ou túneis.

AUSTRÁLIA E NOVA ZELÂNDIA

A Austrália possui uma população de pouco mais de 21,3 milhões de habitantes. Grande parte do seu território é coberto por extensos desertos e é desabitada.
Do ponto de vista social, o país apresenta elevados níveis de PIB per capita, alfabetização e expectativa de vida (80 anos). Esse conjunto de indicadores levou o país a apresentar um dos melhores índices de desenvolvimentos humano do mundo, assumindo a segunda posição no ranking mundial.
A Nova Zelândia possui elevado IDH. A principal atividade produtiva do país é a agropecuária. É formada por duas ilhas principais. Na ilha do Norte, a atividade tectônica é constante, com a presença de vários vulcões e gêiseres; já na ilha do Sul, há uma cadeia de montanhas de formação recente, os Alpes Neozelandeses, com altitudes superiores a 3000 metros e dezenas de geleiras e fiordes. 

UNIÃO EUROPEIA

A União Européia reúne hoje 27 nações e forma um dos blocos econômicos mais consolidados do mundo. Uma questão que envolve a agricultura européia é a dos subsídios dados pelos governos aos agricultores, com o objetivo de favorecer o plantio de determinados produtos, o que provoca grandes problemas sociais e econômicos a outros países, geralmente os subdesenvolvidos. 
A União Européia possui hoje cerca de 500 milhões de habitantes, o que faz a maioria de seus países membros, por suas dimensões territoriais, ser bastante povoada. Porém, a distribuição dessa população é bastante irregular, em virtude de fatores como o clima e o desenvolvimento econômico.

FEDERAÇÃO RUSSA E A COMUNIDADE DOS ESTADOS UNIDOS

A Rússia apresenta um Índice de Desenvolvimento Humano próximo ao do Brasil e exerce um papel político-econômico expressivo. Tanto que faz parte do G-8, bloco que reúne ela mesma mais as sete nações mais ricas do globo (G-7). Além disso, a Federação Russa é a maior e mais importantes república da antiga União Soviética (URSS).
A CEI é uma organização supranacional criada após a dissolução da URSS em 1991. Com exceção dos países bálticos e mais recentemente a Georgia, todas as outras ex-repúblicas soviéticas mantêm-se na CEI.

PAÍSES BALCÃS

Os países dos Balcãs localizam-se no sudeste do continente europeu e englobam, na sua maioria, repúblicas formadas após o desmembramento da antiga Iugoslávia, com exceção da Albânia. Desse países, apenas a Eslovênia foi integrada à União Europeia.

PAÍSES SUBDESENVOLVIDOS 

Ao longo dos últimos séculos, os países pobres foram submetidos a diversos interesses dos países ricos, que estabeleceram estratégias de desenvolvimento destruidoras do ambiente e desentruturadoras das sociedades, não considerando as especificidades culturais e as dinâmicas regionais.
Esse tipo de relação determinou características socioeconômicos semelhantes ao grupo das nações subdesenvolvidas. Nessas regiões, onde se estabeleceram colônias de exploração, até hoje é marcante a presença da miséria, da falta de recursos e de infraestrutura e a existência de grande desigualdade social.


Nenhum comentário:

Postar um comentário